Especialidades

 

Ozonoterapia

A Ozonoterapia é a aplicação do ozono para fins clínicos.

O ozono medicinal é sempre uma mistura de ozono e de oxigénio puro. Esta técnica é realizada por um especialista que determina a dosagem adequada, de acordo com a indicação e a condição do paciente.

Benefícios:

  • Melhora o metabolismo do oxigénio;

  • Modulador imunológico;

  • Modulador do stress oxidativo biológico;

  • Potente bactericida, fungicida e virucida;

  • Potente analgésico e anti-inflamatório;

  • Melhora a circulação sanguínea;

  • Previne o envelhecimento celular;

  • Coadjuvante da terapia oncológica: melhora o estado dos pacientes submetidos a quimioterapia e outros tratamentos oncológicos.

  • Pilar da Medicina Preventiva e Anti-Aging;

Formas de administração do ozono médico:

  • Administração colo-rectal;

  • Auto-Hemoterapia Major – administração por via sanguínea;

  • Auto-Hemoterapia Minor – aplicação intra-muscular;

  • Injeção intra-articular;

  • Aplicação por bolsoterapia: indicado em feridas infetadas como sejam a do pé diabético e úlcera crónica;

  • Aplicação intra-discal em hérnias da coluna vertebral;

  • Aplicação para-vertebral.

Duração:

  • Até 30 minutos

Tem efeitos secundários ou contra-indicações?

A Ozonoterapia não tem efeitos secundários descritos, no entanto, não pode ser administrado por via inalatória, nem em doentes com Favismo e Hipertiroidismo não controlado.

Nutrição Funcional

Um consumo excessivo de um alimento conhecido como saudável, pode estar na origem de doenças como obesidade, depressão, alergias, diabetes, entre outras patologias.

Um alimento saudável para uma pessoa pode ser um veneno para outra, a forma de “observarmos” se um alimento é bom ou prejudicial ter-se-á que conhecer como funciona o organismo dessa pessoa, metabolicamente, de forma individual e única.

Na consulta de Nutrição Clinica Funcional analisa-se todas as interações metabólicas que envolvem interações neuroendocrinas, processos de desintoxicação hepática, equilíbrio da flora gastrointestinal, sistema imunitário, interações entre o corpo e mente, entre outros fatores, através de verificação de análises, avaliação antropométrica da composição corporal, observação do paciente, diagnóstico nutricional, anamnese pessoal clinica e alimentar.


O tratamento nutricional consiste na elaboração de um Plano Alimentar funcional adaptado ao seu organismo, cujo resultado desta terapia nutricional será a prevenção de doenças crónicas e muitas vezes tratar défices nutricionais que estão na origem de muitos sintomas de mau estar, visando também a obtenção de saúde e transformação dos seus hábitos alimentares para uma vida mais saudável.

Nutrição Funcional nas vertentes:

  • Fertilidade (alimentação nos primeiros 1000 dias do bebé;

  • Otimização da gestação e alimentação complementar;

  • Distúrbios da tiróide

  • Cancro

 

Oncologia

Marque uma consulta para encontrar o melhor plano para o seu caso.

 

Acupuntura

A Acupuntura é uma terapêutica integrada na Medicina Chinesa que consiste na introdução de agulhas filiformes de modo a equilibrar os vários sistemas do organismo.

 

A Medicina Chinesa, recomendada pela Organização Mundial de Saúde, actualmente reconhecida pelo Sistema Nacional de Saúde, é originária da China e tem 5 mil anos de existência e desenvolvimento. Documentada, estudada e praticada em vários países, é uma Medicina que analisa o indivíduo através de principios diferentes da Medicina Convencional.

A Medicina Chinesa possui várias terapêuticas:

  • Acupunctura (inserção de agulhas filiformes, que também poderá ser laser, indicado para bebés, crianças ou feridas);

  • Fitoterapia (suplementos naturais à base de plantas e minerais);

  • Moxabustão (aquecimento de pontos de acupunctura);

  • Tui Na (massagem em pontos e meridianos de acupunctura);

  • Ventosaterapia (movimentação energética por meio de ventosas);

  • Qi Gong (ginástica energética);

  • Dietética Chinesa (cada alimento tem um efeito energético no organismo);

As evidências dos benefícios da Acupuntura são comprovadas pela Organização Mundial de Saúde. No documento “Acupuncture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials”, publicado no ano de 2002, a OMS expõe o resultado de 25 anos de pesquisa em renomadas Instituições, demonstrando que 41 patologias respondem de forma eficaz ao tratamento pela Acupuntura.

 

Saúde Integrativa /Regenerativa

A consulta de Saúde Integrativa, desenvolvida por Carina Guerreiro, consiste numa abordagem que tem em conta a individualidade de cada ser humano. Na consulta, será realizada uma anamnese o mais completa possível, bem como meios auxiliares de diagnóstico, podendo ser necessária no plano de tratamentos a participação de diversos profissionais de saúde através de tratamentos convencionais, não convencionais e Preventivos. Integrativo, significa o bem estar físico, psicológico (mental e emocional), social, espiritual (sentido para a vida) e ecológico (ambiental).

Assim, o paciente tem um papel activo no processo, pelo que será envolvido nas estratégias de melhoria e/ou manutenção do seu estado de saúde. O processo passa pela tomada de auto-consciência, do corpo, mente e espírito, bem como a auto-percepção da sua saúde, pensamentos e emoções. “Aprender a ouvir  os primeiros sintomas do seu corpo antes da manifestação da doença”.Nesta abordagem, os profissionais de saúde têm também um papel fundamental nesta área, instruindo e guiando o paciente. "O delicado equilíbrio de orientar alguém não é criá-lo à sua própria imagem, mas dar-lhe a oportunidade de se criar"-Autor desconhecido. Neste modelo integrativo de saúde, o nosso objetivo não é tratar o sintoma apenas, mas sim identificar a causa do problema, quais os desequilíbrios que podem estar na base da patologia. A doença não aparece apenas subitamente. Existe um carácter dinâmico e evolutivo da saúde e sua degeneração em doença aguda e consequentemente crónica, caso não seja diagnosticada precocemente. A saúde é adaptativa. Assim, apesar de nascermos com um código genético hermético, é a nossa interacção com o meio envolvente que regula a expressão dos diversos genes (Epigenética). Os desequilíbrios do nosso organismo, devem ser investigados ao nível celular. Poluídas por toxinas ou carenciadas em «moléculas da vida», nomeadamente oligoelementos, as nossas células não conseguem assegurar corretamente as suas funções vitais. Assegurar o restauro do «bom funcionamento» das nossas células, nomeadamente pelo aporte de oligoelementos -papel indispensável para detoxificar e restruturar-e de nutrientes essenciais, em boa quantidade. Desta forma, de acordo com a necessidade de cada paciente, desenvolvemos um plano personalizado e integrativo que contempla o uso de terapêuticas variadas (Acupuntura, Ozonoterapia, nutrição funcional) bem como a sugestão de alterações especificas do estilo de vida e dieta, suplementos alimentares, agentes farmacêuticos ou botânicos. De acordo com a resposta do paciente às diferentes intervenções , o plano de tratamento é actualizado de forma dinâmica e faseada.

 

Saiba as novidades relacionadas com a Medicina Integrativa.